Olá pessoal! É com muito prazer que apresento a vocês o meu blog. O motivo da existência deste espaço é uma "exigência" da disciplina de Estágio Supervisionado II, que integra minha grade curricular na UERJ-FEBF. Porém, gostaria de esclarecer que mais do que cumprir uma exigência da disciplina, a criação deste blog tornou-se para mim um avanço em meu processo educativo. Aqui teremos a oportunidade de trocar idéias e experiências. Sejam muito bem vindos!!!
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
A razão deste blog
"Bem aventurado o homem que encontra a sabedoria, e o homem que adquire o conhecimento, pois ela é mais preciosa do que a prata, e dá mais lucro do que o ouro." (Prov. 3:13)
Relatório sobre a Instituição
UERJ – BEBF
Disciplina: Estágio Supervisionado II
Orientador: Prof° Dr Ivanildo Amaro
Professora-Estagiária: Elaine Cristina S. S. de Oliveira
Relatório do Estágio Supervisionado II
Apresentação
A justificativa para a realização do estágio nesta escola , se dá por motivo da facilidade do meu acesso à mesma, por se tratar de uma escola que está situada próxima ao bairro onde moro.
A justificativa para a realização do estágio nesta escola , se dá por motivo da facilidade do meu acesso à mesma, por se tratar de uma escola que está situada próxima ao bairro onde moro.
O estágio ocupa 90 horas de observação e participação, sendo as dez primeiras horas destinadas ao conhecimento de toda a estrutura histórica, física e organizacional da instituição. Para tal, estive por dois dias consecutivos – 09 e 10/09/2010 realizando a primeira parte do estágio num período de dez horas que foram concretizados no primeiro turno – das 7:00 hrs ao meio dia. Após esta parte, darei início as observações e práticas na sala de aula.
O histórico da instituição
A princípio, o prédio pertencia à iniciativa privada, como a escola faliu e a demanda por uma escola era grande, o poder público alugou o prédio, fez algumas reformas e a partir de 2002 foi feita a inauguração e passou o prédio a pertencer à prefeitura.
O nome da escola é uma homenagem feita a uma professora da rede do município, que também foi diretora de uma das escolas da rede.
A diretora, participa da instituição desde a fundação da mesma. É professora da Rede municipal desde 1995, graduada em português na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Foi professora regente em turmas do (1° ao 5° ano) tendo sido transferida para essa unidade de ensino em 2003, como dinamizadora da sala de leitura até 2008, sendo convidada por um vereador para assumir a direção.
A estrutura física da instituição
A escola está situada num bairro urbano, residencial e o prédio é escolar, cercado por um muro de altura mediana. O portão que dá acesso à escola é bem estreito e permanece fechado. Para acessar o interior da escola é necessário bater no portão que é aberto por um funcionário que fica sempre perto para atender o público. Ao entrar, o primeiro compartimento é a secretaria, que fica ao lado esquerdo. O pátio da escola é todo cimentado, o refeitório comporta em média trinta alunos.
A instituição comporta sete salas de aula, uma sala de professores, uma sala de leitura, uma cozinha, um refeitório, um terraço, uma secretaria, e uma quadra (um terreno amplo, mas que ainda está por fazer).
As salas do 1° ao 3° ano ficam do lado direito, são quatro salas pequenas, com janelas suficientes para ventilar os locais, embora o estado de conservação da escola requeira melhorias. As salas do 3° ano até o 5° ano ficam ao lado esquerdo e ao centro fica a sala dos professores, os banheiros dos alunos – um para meninas e outro para meninos - a cozinha e o refeitório. A escola precisa de melhorias, pois, as salas de aula, principalmente do 3° ao 5° ano estão num estado de conservação precário, pois, as paredes estão muito sujas e rabiscadas, e algumas vidraças estão quebradas.
A sala dos professores possui alguns armários, uma geladeira, algumas cadeiras e uma pequena mesa. Há um banheiro que fica anexo à sala.
A sala de leitura fica no terraço da escola, é um pequeno espaço onde ficam em média doze cadeiras, uma pequena estante com poucos livros e alguns cartazes contendo textos de literatura e alguns trabalhos dos alunos, anexada a sala onde funciona o projeto SRAP (mais adiante explicarei esta sigla)..
A secretaria é dividida em dois compartimentos, um que serve para atendimento ao público sendo que o acesso é restrito, pois, as pessoas geralmente são atendidas pela janela e o outro compartimento fica a mesa da diretoria, com um computador e telefone. A escola possui uma TV e um aparelho de DVD, que ficam guardados na secretaria.
A instituição possui em média 566 alunos distribuídos em vinte e uma turmas que funcionam em três turnos: manhã de 7:00 às 11:00 hrs, intermediário das 11:00 às 15:00 hrs e o 2° turno - das 15:00 às 19:00 hrs. Inicialmente, a escola funcionava em dois turnos e em 2003 passou a atender em três turnos.
Segundo o P.P.P.:
A Filosofia da Escola
“Reafirma a necessidade de resgatar valores e pensar numa sociedade da informação e da aprendizagem que conduza o educando para o conhecimento.”
Diagnóstico da Comunidade
As famílias são compostas por comerciantes informais, a maioria não possui nível de escolaridade completo, além de vários responsáveis serem analfabetos.
Avaliação
Avaliar “não é apenas medir os conceitos percebidos pelo aluno para determinados conhecimentos. É descobrir a importância do conhecer, relacionar os conhecimentos às situações habituais, e perceber a extensão voluntária do aprendizado na vida do aluno. O professor é um mediador da construção do conhecimento e o aluno é o condutor do seu próprio conhecimento.”
Quadro de Funcionários
São em média 58 funcionários, sendo 21 professores (nove contratados e 12 efetivos) - 5 auxiliares de limpeza (firma terceirizada) - 5 inspetores (2 efetivos e 3 contratados) - 4 auxiliares administrativos (contratados) - 6 orientadores pedagógicos e educacionais (efetivos) - e 5 merendeiras (uma efetiva e o restantes contratadas).
Projeto de Intervenção
A escola possui um projeto para auxiliar as crianças portadoras de necessidades educacionais especiais e crianças com dificuldades de aprendizagem. É o SRAP – Sala de Recurso e Apoio Pedagógico.
Neste projeto são aceitas crianças do 2° ao 5° ano. A professora Janaína, que é a idealizadora e responsável pelo projeto disse que trabalha com pequenos grupos de alunos e também com atendimento individualizado. Os alunos que apresentam necessidades especiais de ordem neurológica são aceitos somente com o laudo médico, e os alunos com déficit na aprendizagem são diagnosticados pelas professoras.
O projeto teve início em 2007, e bimestralmente é feito um registro dos alunos que é entregue na Secretaria de Educação. Há atualmente 25 alunos participando do projeto, com atendimento diário de 2 horas.
Os recursos utilizados no projeto são elementares, pois, a instituição não disponibiliza de verbas para atender a demanda, então, a idealizadora do projeto disse utilizar sucatas, jogos, portfólios entre outras coisas para suprir as necessidades dos alunos.
CENSO 2009
TURMA | HORÁRIO | APROVADOS | REPROVADOS | TRANSFERIDOS | DEIXOU DE FREQUENTAR |
1° ano -16 alunos | 7:00 às 11:00 | 15 | 1 | ||
1° ano – 15 alunos | 11:00 às 15:00 hrs | Todos | |||
1° ano – 15 alunos | 15:00 às 19:00 hrs | 13 | 1 | 1 |
TURMA | HORÁRIO | APROVADOS | REPROVADOS | TRANSFERIDOS | DEIXOU DE FREQUENTAR |
2° ano – 30 alunos | 07:00 às 11:00 hrs | 19 | 10 | 1 | |
2° ano – 30 alunos | 07:00 às 11:00 hrs | 16 | 14 | ||
2° ano – 31 alunos | 11:00 às 15:00 hrs | 17 | 11 | 2 | 1 |
2° ano – 30 alunos | 15:00 às 19:0 hrs | 22 | 8 |
TURMA | HORÁRIO | APROVADOS | REPROVADOS | TRANSFERIDOS | DEIXOU DE FREQUENTAR |
3° ano – 31 alunos | 07:00 às 11:00 hrs | 23 | 7 | 1 | |
3° ano - 31 alunos | 11:00 às 15:00 hrs | 26 | 5 | ||
3° ano – 30 alunos | 11:00 às 15:00 hrs | 20 | 9 | 1 | |
3° ano – 21 alunos | 15:00 às 19:00 hrs | 17 | 3 | 1 |
TURMA | HORÁRIO | APROVADOS | REPROVADOS | TRANSFERIDOS | DEIXOU DE FREQUENTAR |
4° ano – 31 alunos | 07:00 às 11:00 hrs | 28 | 3 | ||
4° ano - 36 alunos | 11:00 às 15:00 hrs | 28 | 7 | 1 | |
4° ano – 35 alunos | 11:00 às 15:00 hrs | 32 | 1 | 2 | |
4° ano – 33 alunos | 15:00 às 19:00 hrs | 23 | 6 | 4 |
TURMA | HORÁRIO | APROVADOS | REPROVADOS | TRANSFERIDOS | DEIXOU DE FREQUENTAR |
5° ano – 32 alunos | 07:00 às 11:00 hrs | 27 | 5 | ||
5° ano - 33 alunos | 11:00 às 15:00 hrs | 29 | 4 | ||
5° ano – 27 alunos | 15:00 às 19:00 hrs | 24 | 2 | 1 | |
4° ano – 28 alunos | 15:00 às 19:00 hrs | 26 | 1 | 1 deixou de frequentar |
Obs.: Esses dados foram colhidos do Censo 2009 na secretaria da escola referida no relatório.
Gostaria de informar que ainda faltam alguns dados a serem acrescentados, como os índices do IDEB, alguns detalhamentos sobre a confecção do P.P.P. entre outras coisas. Assim que conseguir mais detalhes, acrescentarei aqui. Por enqunto é só, até o próximo encontro.
Gostaria de informar que ainda faltam alguns dados a serem acrescentados, como os índices do IDEB, alguns detalhamentos sobre a confecção do P.P.P. entre outras coisas. Assim que conseguir mais detalhes, acrescentarei aqui. Por enqunto é só, até o próximo encontro.
Assinar:
Postagens (Atom)