quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Justificativa para o Projeto na turma do 5º ano e Plano de Aula

Após ter passado por várias horas observando e co-participando na turma do 5° ano, o presente projeto justifica-se pela necessidade de proporcionar aos alunos dessa turma um espaço no qual seja permitido a expansão das habilidades argumentativas, além de espaço para socialização, coisa que praticamente não acontece naquela turma. Conforme Vygotsky, o desenvolvimento humano se dá a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Dessa forma, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão desenvolvendo-se nos diversos contextos sociais, logo, a sala de aula deveria ser um lugar privilegiado para sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber que se efetiva no coletivo.
Outro fator que contribuiu para a elaboração do projeto com sua temática – Gêneros Textuais, é a necessidade de proporcionar àquela turma um contato com a leitura e escrita de forma contextualizada, para que os alunos tenham compreensão de por que estudar determinado conteúdo, refletindo de forma crítica, já que o método utilizado pela professora fica numa perspectiva conteudista, desvinculada de um sentido, de uma função social.   
Os referenciais teóricos que direcionaram minha prática pedagógica:
VYGOTSHY, L. S. A Formação Social da Mente. 3ª Ed, São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PCNs - Os gêneros como meio de articulação entre as áreas do conhecimento. Acessado em 29/10/2010. http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/importancia-texto-articulacao-areas-conhecimento.htm

Projeto –Gêneros Textuais

Tempo estimado – 8 horas, divididas em duas partes de 4 horas cada aula.
Público alvo: alunos do 5°ano.
Objetivos de Aprendizagem
uIdentificar os diferentes gêneros textuais que circulam na sociedade, e sua funcionalidade.
uCompreender as características dos gêneros textuais.
uDesenvolver a linguagem oral e escrita através da produção de textos coletivos e individuais*; aprimorar a capacidade argumentativa, tanto oral como escrita.
uSocializar as produções em grupo, além dos textos lidos.
* A produção individual será realizada somente se houver tempo hábil para a confecção da autobiografia, porém, na avaliação do projeto, os alunos farão suas considerações por escrito.
Objetivos de ensino:
u Trabalhar diversidade de gêneros textuais para que os alunos entendam sua função social.
u Ampliar a capacidade argumentativa e senso crítico através da oralidade.
uDesenvolver competência textual.
uProporcionar momentos de socialização na turma.
Metodologia
u Fazer um diagnóstico da turma a fim de verificar o que os alunos sabem sobre os gêneros textuais, através de conversa informal. (20 minutos)
u Em seguida, apresentar alguns gêneros (charge, convite, e-mail, poema etc.) e mostrar as especificidades de cada um. (30 minutos)
uDistribuir diferentes tipos de textos para que sejam vistos, lidos e apreciados pelos alunos em grupos. (30 minutos)
uApresentação dos assuntos lidos e escolhidos individualmente ou em grupo. Logo após, oferecer as opções em que os grupos terão que elaborar seus próprios textos. (30 minutos)
u Os gêneros a serem trabalhados serão, a princípio: carta pessoal, artigo de opinião, poema, comercial e tirinhas. Porém, estes gêneros poderão sofrer alterações conforme o diagnóstico da turma.
uApós os grupos fazerem as escolhas dos gêneros que irão trabalhar (a ordem para escolha dos gêneros deverá ser feita através de sorteio, para democratizar as oportunidades), os alunos realizarão as tarefas e apresentarão para os demais grupos, a fim de que todos participem de todos os gêneros trabalhados. (4  horas)
uPara realização individual, cada aluno deverá fazer sua autobiografia (se houver tempo hábil). Os alunos que desejarem poderão fazer uma exposição de suas histórias, oralmente.

Organização das aulas:
1° dia – Primeiramente, fazer um diagnóstico da turma a fim de verificar o que sabem sobre os gêneros textuais, através de um debate descontraído. Em seguida, apresentar alguns gêneros (carta pessoal, artigo de opinião, poema, receita, e-mail, artigos tirinhas., etc) explicando as estruturas e funcionalidades. Após esta parte, distribuir diferentes tipos de textos para que sejam vistos, lidos e apreciados pelos alunos em grupo. Depois deste momento, os alunos deverão falar suas impressões sobre os textos lidos, comentando o que leram, se gostaram ou não e por quê. (1 hora)

2° momento - Após o contato dos alunos com os materiais, apresentar as opções em que terão que elaborar seus próprios textos, que também serão trabalhados em grupo. Os gêneros a serem trabalhados serão, a princípio: carta pessoal, propagandas, poema, artigo de opinião e tirinhas. Porém, estes gêneros poderão sofrer alterações conforme o diagnóstico da turma. Após os grupos fazerem as escolhas dos gêneros que irão trabalhar (a ordem para escolha dos gêneros deverá ser feita através de sorteio, para democratizar as oportunidades), os alunos iniciarão as tarefas. (3 horas)

2° dia – Retomada do projeto, correção coletiva das produções no quadro e elaboração em cartolina dos gêneros escolhidos pelos grupos. Apresentação dos trabalhos a fim de que todos participem de todos os gêneros trabalhados. Se houver tempo. os alunos farão uma auto biografia, e por fim avaliação escrita da turma sobre o projeto. (4 horas)
             
Material necessário
Revistas, jornais, receitas, poemas, histórias em quadrinhos, cartolinas, hidrocor, lápis,  borracha e régua.

Avaliação
Será durante todo o processo, desde o diagnóstico com a conversa informal até a elaboração das autobiografias*, observando como os alunos participarão no diálogo, como apresentarão os textos lidos, como irão organizar as produções em grupo, como será o entrosamento entre os integrantes dos grupos  e como irão desenvolver a temática proposta no projeto (capacidade de escrita, oralidade e espírito coletivo).
Os alunos também farão uma avaliação do projeto por escrito.


Um comentário:

  1. Através desse projeto, você proporcionou que essa turma tivesse acesso aos diferentes tipos de gêneros textuais, além é claro de terem tido a oportunidade de participarem de aulas diversificada, saindo um pouco da mesmice das aulas rotineiras. Pela avaliação que as crianças fizeram da aula podemos perceber o quanto esta foi significativa para elas, como também foi para você. O Projeto foi um sucesso, parabéns, Elaine!

    ResponderExcluir