domingo, 28 de novembro de 2010

Relatório da oitava aula na turma do 1° ano

18/11/2010                 8ª aula             Quinta-feira
            Hoje há doze alunos presentes na turma. As crianças irão se juntar à turma do 2° ano para assistirem um desenho. O título do filme é “Kiriku e a Feiticeira”. A professora explicou que o desenho é sobre uma tribo africana, e a história gira em torno de um menino chamado Kiriku e uma feiticeira.
            As crianças começaram a assistir ao filme, todos os alunos estavam bem atentos, demonstrando interesse pela história. Ao meio dia eles foram interrompidos por causa do recreio, e quando retornaram, as professoras deram continuidade ao filme. No decorrer, já percebi que alguns alunos foram ficando meio dispersos, pois, já estavam bastante tempo sentados, embora a maioria ainda tenha permanecido atenta ao vídeo.
            O filme acabou às 13:00 horas, ou seja, teve em média uma hora e meia de duração. O filme contava a história de um menino muito valente, que já conversava com sua mãe desde o ventre e que era muito inteligente e destemido. Por causa de sua grande coragem, o menino Kiriku trouxe paz e liberdade para seu povo, pois conseguiu libertar a feiticeira de seu feitiço. Esta, por sua vez, quando liberta, beijou o menino para agradecê-lo e acabou por libertá-lo, pois não crescia, e assim tornou-se um belo rapaz, alto e imponente. Os dois casaram-se e viveram felizes.
             Depois de assistirem ao desenho, a turma do 1° ano retornou para sua sala, e a professora pediu que as crianças fizessem o desenho do Kiriku e da feiticeira, mas não conversou com eles sobre o assunto, perguntando apenas se gostaram do filme. As crianças disseram que sim.
            Assim, os alunos desenharam e pintaram no caderno, segundo a percepção de cada um. Depois de aproximadamente meia hora, quando os alunos já haviam terminado o desenho, a professora distribuiu uma folhinha para que lessem algumas palavras e separassem, segundo as espécies (anexo). Deu tempo para as crianças fazerem o exercício, e enquanto isto, foi colando nos cadernos os exercícios para casa. Algumas palavras as crianças não sabiam o significado, como capivara e canário, mas depois que descobriam que eram espécies animais, conseguiram fazer a atividade.  
            A professora pediu que escrevessem o nome completo na folhinha, e conforme foram terminando, ela colava as folhas no caderno de aula. Depois deste momento, foi pedindo às crianças que já tinham acabado que guardassem o material, pois já se aproximava o horário da saída.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário