sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Relatório do quinto dia na turma do 1° ano

 28/10/2010                 Quinta-feira                1° ano

            Hoje é aula de matemática. Há dez alunos na sala. Para iniciara aula a professora passou contas de adição.  Foram as seguintes:
  2          3         2          2          5          4          1          5          4
+1        +2        +0        +2        +2        +0        +1        +0        +4

            Depois que passou as continhas, foi ao quadro, pegou a 1ª continha como exemplo e ensinou as crianças. Perguntou a eles “Quanto tem aqui?” Apontando para o número 2. “Depois perguntou: quanto tenha ali?” Então juntando tudo quanto vai dar? As crianças responderam, algumas corretamente, outras não. A professora disse para que eles fizessem as outras contas.
            As crianças levam em média uns 15 minutos para copiarem o cabeçalho, porém, percebi que enquanto as crianças copiavam o cabeçalho e as continhas, um dos alunos da turma  que gosta muito de matemática, estava se            apressando para resolver as contas. Fiquei surpresa ao ver o interesse dele pelo exercício. Às 11:30 minutos ele já tinha acabado de fazer o exercício, enquanto outras crianças ainda estavam fazendo as atividades, outras ainda copiando.
            A professora pediu que ele fizesse de 0 a 30 enquanto o restante da turma terminava. Por volta de 11:50 minutos as crianças estavam terminando, o aluno que a professora tinha pedido para fazer de 0 a 30 também já tinha acabado, então a professora disse que estava se aproximando a hora do recreio, pediu para que guardassem o material e esperou tocar o sinal.
            De volta do recreio, fez a correção no quadro das continhas, junto com os alunos e passou a segunda atividade.
2 - Diminua
  3        2           1        5           6        3
-2         -2         -0         -4         -3         -3
3 – Complete as carreiras dos números:
0          10        20        30
            As crianças tiveram mais dificuldades para resolver as contas de subtração. A professora fez o mesmo procedimento, ensinou a primeira continha e pediu que resolvessem as demais. Sempre que têm dúvidas pedem auxílio à professora e a mim. Depois de aproximadamente 40 minutos as crianças conseguiram fazer as atividades,  cada uma no seu ritmo. A medida que terminavam, a professora dava uma folhinha com duas frases para que as crianças copiassem, substituindo as figuras pelas palavras.
            Depois deste exercício, deu outra folhinha para que associassem as figuras aos nomes, ligando. Era uma lista de animais. As crianças tiveram um pouco de dificuldades em reconhecer os animais por que os desenhos não estavam nítidos, muito pequenos, o que dificultou as crianças visualizarem e identificarem.
            A professora diz que o material da escola é muito precário, então, ela aproveita folhas de ofício já utilizadas, divide em tiras e mimeografa para poder ajudar nas aulas.
            Depois que as crianças fizeram as atividades, ela corrigiu as contas de subtração no quadro, esperou as crianças corrigirem, pediu os cadernos para verificar se estava tudo ok, passou uma folhinha com exercícios para casa, pediu para os alunos guardarem o material e esperarem o horário da saída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário