17/11/2010 Quarta –feira 7ª aula
Para iniciar a aula, a professora faz um desenho de um osso e de uma rosa e escreve as palavras:
O som do S
O som do Z
Depois, pede para os alunos copiarem e explica, que os dois [SS] juntos tem um som forte, e que o [S] no meio da palavra tem som de [Z]. Em seguida, passa esta atividade:
1 – Leia e enumere:
Essa Nosso Tosse Vassoura Missa | Assinatura Sossego Assado Isso Amassado |
A professora repetiu o mesmo procedimento dos outros dias, ou seja, as crianças copiam as palavras e depois numeram conforme ela dita. Depois, faz a correção, pede para os alunos levarem o caderno para dar o visto e passa a próxima atividade, que foi esta que vem a seguir. Depois de copiar, a professora pediu que guardassem o material, pois já se aproximava a hora do recreio.
2 – Leia e desenhe:
O cachorro enterrou o osso
O pássaro fugiu da gaiola
A vassoura caiu no chão
Os alunos fizeram essa atividade após o recreio. Demoraram um pouco, pois, tinham que saber o que estava escrito para poderem desenhar. As vezes, ficam um pouco impacientes tentando “advinhar” o que está escrito. Mas com ajuda da professora, conseguiram ler. Levaram em média uns quarenta minutos para realizar este exercício. Aos que foram terminando, a professora deu um desenho para pintar. Passado algum tempo, a professora verificou que todos já haviam terminado, então foi fazer a correção.
Na hora da correção, a professora pergunta: Qual foi o nº 1? - As crianças respondem: - vassoura. A professora pergunta: Vassoura começa com que letra? – “va”, respondem os alunos. Então ela prossegue - vamos ver o restante vas-sou-ra. As crianças foram lendo sem dificuldades e assim ela prosseguiu até o final das palavras. Depois da correção, a professora distribuiu uma folhinha (em anexo), para as crianças lerem e escrever. As crianças que iam, terminando a professora pedia para fazer de 0 a 50 eram 13:15hs
Hoje as turmas saíram as 14:00hs.
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