domingo, 28 de novembro de 2010

Sétima aula na turma do primeiro ano

17/11/2010                 Quarta –feira              7ª aula
            Para iniciar a aula, a professora faz um desenho de um osso e  de uma rosa e escreve as palavras:

Desenho do osso                         OSSO
                                                                             
                                                                              O som do S


Desenho da rosa                          ROSA
                                                                             
                                                                                O som do Z

            Depois, pede para os alunos copiarem e explica, que os dois [SS] juntos tem um som forte, e que o [S] no meio da palavra tem som de [Z]. Em seguida, passa esta atividade:

1 – Leia e enumere:



Essa       
Nosso
Tosse 
Vassoura
Missa

Assinatura 
Sossego
Assado 
Isso 
Amassado 


            A professora repetiu o mesmo procedimento dos outros dias, ou seja, as crianças copiam as palavras e depois numeram conforme ela dita. Depois, faz a correção, pede para os alunos levarem o caderno para dar o visto e passa a próxima atividade, que foi esta que vem a seguir. Depois de copiar, a professora pediu que guardassem o material, pois já se aproximava a hora do recreio.

2 – Leia e desenhe:
O cachorro enterrou o osso

O pássaro fugiu da gaiola 

A vassoura caiu no chão

            Os alunos fizeram essa atividade após o recreio. Demoraram um pouco, pois, tinham que saber o que estava escrito para poderem desenhar. As vezes, ficam um pouco impacientes tentando “advinhar” o que está escrito. Mas com ajuda da professora, conseguiram ler. Levaram em média uns quarenta minutos para realizar este exercício. Aos que foram terminando, a professora deu um desenho para pintar. Passado algum tempo, a professora verificou que todos já haviam terminado, então foi fazer a correção.
            Na hora da correção, a professora pergunta: Qual foi o nº 1? - As crianças respondem: - vassoura. A professora pergunta: Vassoura começa com que letra? – “va”, respondem os alunos. Então ela prossegue - vamos ver o restante vas-sou-ra. As crianças foram lendo sem dificuldades e assim ela  prosseguiu até o final das palavras.    Depois da correção, a professora distribuiu uma folhinha (em anexo), para  as crianças lerem e escrever. As crianças que iam, terminando a professora pedia para fazer de 0 a 50 eram 13:15hs
                                 
                                                              
Hoje as turmas saíram as 14:00hs.       

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário