sábado, 27 de novembro de 2010

Terceira aula na turma do 1° ano

27/10/2010                 3ª aula             1° ano

            Hoje, a professora faltou, então, quem lecionou para a turma foi a professora da sala de leitura. Há nove alunos na sala. Para iniciar a aula, ela me pediu que a ajudasse a colar no caderno das crianças uma atividade que trabalhava a letra [m], contendo a família em letra cursiva e em letra bastão.
            As crianças deviam ler a família da letra [m], depois copiar a letra minúscula e maiúscula nos dois tipos acima citados. As crianças que iam terminando levavam o caderno para a professora ver. As crianças não apresentaram nenhuma dificuldade em fazer os exercícios, pois, a atividade  que foi realizada com as crianças foi algo que elas já tinham feito. Com exceção do menino que ficará retido por que não consegue acompanhar o ritmo da turma (por questões familiares) que já mencionei no relatório sobre o perfil da turma, todos os demais conseguiram fazer as tarefas, lembrando que hoje faltaram o aluno autista e o menino que se senta junto à mesa da professora.
            Esta atividade durou até o horário do recreio, quando voltaram à sala, a professora distribuiu folhas em branco para que eles pintassem e desenhassem livremente. Algumas crianças fizeram desenho do arco-íris, com montanhas, flores, outras desenharam a família, outros desenharam um animal de estimação, enfim, cada um desenhou e pintou o desenho que escolhera fazer livremente.
            Enquanto estavam desenhando, a professora precisou se retirar da sala, pois, estava cuidando de outras coisas, e me pediu para dar uma olhadinha na turma. Os alunos que iam acabando de desenhar e pintar, ficavam com o tempo livre, então, me pediram para brincar com os brinquedos que ficam numa caixa de papelão, no canto da sala. Eu os permiti brincar. Depois de terem brincado por aproximadamente uns vinte minutos, pedi a professora que me trouxesse alguns livros de histórias. Eram 14: 00 horas.
            Ela trouxe a quantidade de livros de acordo com o número de alunos, ou seja, nove livrinhos. Então, antes de entregar aos alunos, mostrei-lhes a capa, disse que toda história tem um autor, explicando que o autor é quem escreve o livro, e disse que tem também o ilustrador, que é aquele que faz as imagens que tem no livro.
            Depois deste momento, distribuí um livro para cada aluno para que eles olhassem e manuseassem. Alguns alunos quando pegavam o livro queria trocá-lo por outro. Os livros eram todos de uma mesma coleção, contendo muitas ilustrações e histórias curtas.
            Depois, pedi que cada aluno abrisse o seu livro na primeira página e descrevesse o que viam nas imagens. Eles gostaram muito de contar as histórias, e ficavam ansiosos mas, cada um tinha que esperar a sua vez para poder contar.
            Alguns alunos ficavam pedindo para que eu os chamasse logo, a fim de contarem suas versões. Á medida que descreviam suas impressões na primeira página, eu pedia que passassem para a próxima. Um aluno que antes não queria o livrinho, depois mudou de idéia e me disse: “tia, eu também quero contar”.
            Eles gostaram bastante da atividade, e depois me pediram para fazer o mesmo com outros livrinhos, porém, já estava próximo ao horário da saída, então, pedi que guardassem o material, e os liberei para que fossem para o pátio, conforme o costume da escola, para que esperassem os responsáveis.

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