sábado, 6 de novembro de 2010

Relatório do segundo dia na turma do 1° ano

Relatório do segundo dia na turma do 1° ano

25/10/2010                 Segunda-feira             1° ano

            Segue-se a rotina, estão nove alunos na turma. A professora continua trabalhando língua portuguesa. Para desenvolver a aula, passa no quadro algumas famílias, para fixar o aprendizado.  Enquanto escreve as sílabas, lê para a turma. São as seguintes:
1-      Fixando
nh - ch – lh –ss -rr
an – en – in – on – un
am – em – im – om – um
as – es – is – os – us
ar – er – ir – or – ur
al – el – il – ol – ul
2-      Lista de palavras
chapéu – palhaço – carro – pássaro - ninho – argola – escova – azul
ervilha – arco – cantor – osso – onça – Martinha – Carlão – jornal
3-      Ditado
A turma começa a copiar os exercícios, começando pelo cabeçalho. A professora toma o mesmo cuidado com aquele aluno que já me referi no relatório anterior, chamando-o para sentar-se junto dela, a fim de poder acompanhá-lo. Enquanto copiam, a professora olha para os nomes dos alunos que estão fixados no armário e percebe que um dos alunos está completando aniversário. Ela então convida a turma para cantar os parabéns para ele e em seguida dar-lhe um abraço. Os meninos se levantaram, inclusive o aluno autista que sorrindo o abraçou, e, em seguida foi a vez das meninas fazerem o mesmo. A professora e eu também o abraçamos e parabenizamos.
      Depois deste momento, a professora pediu que continuassem a copiar do quadro. Algumas crianças conseguem realizar as atividades com mais rapidez, outras demoram bastante tempo, ora por que estão conversando, ora por que parecem estar com preguiça, outros por que demonstram maior dificuldade.
      Chegando o momento do recreio, as crianças deixaram o material sobre suas mesas, e quando retornaram, a professora ditou os números para que os alunos encontrassem onde estava escrita a palavra, a fim de numerá-la corretamente. Este exercício exige que a criança leia a palavra e a identifique. Alguns alunos ficam em conflito quando não conseguem reconhecer a palavra que está sendo ditada. Um aluno começou a chorar por que não estava conseguindo encontrar uma palavra. A professora disse que olhasse atentamente, para ver se havia copiado direitinho. O aluno olhou cuidadosamente e percebeu que havia deixado de copiar uma palavra. A professora mandou que ele se acalmasse, pois, ela iria esperá-lo.
      Depois que o aluno encontrou-se na atividade, a professora pediu que levassem o caderno a fim de verificar se haviam conseguido realizar a atividade. Porém, antes de chamá-los à mesa, estão a todo instante levantando-se para mostrar até onde fizeram, a fim de serem elogiados.
      Após esta parte, a professora distribuiu folhinhas para que as crianças lessem e circulassem dentre as palavras apenas os nomes dos animais.
      As crianças levaram em média, vinte minutos para fazer esta atividade. Algumas delas estavam em dúvida quanto aos nomes dos animais, identificando apenas “tubarão” por ser mais conhecido, acredito eu, no repertório deles. Então perguntavam: “Tia, só tem o tubarão? Eu e a professora respondíamos que existiam outros animais que estavam entre as palavras, ajudando-os a identificarem.
 Enquanto isto, o aluno que fica próximo à mesa da professora, ainda não tinha começado a copiar sequer o número um. A professora, sempre que se lembra, desperta-o, chamando-lhe pelo nome, mas é quase em vão.
      Enquanto isto, os demais que conseguiam terminar a atividade, ganhavam outra folhinha, desta vez, devendo olhar para a figura e descrever o que aparecia no desenho. Em seguida, deveriam separar as partes do corpo e os nomes dos bichos. As crianças tiveram algumas dificuldades para realizar esta tarefa por que o desenho não estava muito nítido e as crianças estavam com dificuldades para identificar as partes do corpo.
      Após este exercício, foi se aproximando o horário da saída, repetiu-se então a rotina.
Obs.: Estas foram as folhinhas de exercício que a professora distribuiu para os alunos.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário