sábado, 27 de novembro de 2010

Intervenção na turma do 5° ano

             Hoje, dia 03 de Novembro de 2010 dei minha primeira aula na turma do 5° ano. Estavam presentes 23 alunos. A professora me deixou bem à vontade para realizar o trabalho. Confesso que estava bastante ansiosa e preocupada devido à grande responsabilidade de estar diante de uma turma para lecionar pela primeira vez.  
                        Para iniciar a aula, primeiramente conversei com os alunos sobre a diversidade de gêneros textuais que circulam em nossa sociedade. Expliquei-lhes que para cada tipo de linguagem (oral e escrita), nos apropriamos de recursos diferentes. Por exemplo: quando queremos nos comunicar com pessoas distantes, podemos utilizar a carta, o e-mail ou falar ao telefone. A linguagem que utilizamos para falar pode variar da maneira como escrevemos, e a pessoa com quem falamos interfere na maneira como nos comunicamos. Não falamos com a professora ou com o diretor da escola da mesma forma que nos comunicamos com os nossos amigos ou parentes.
            Fui dialogando com a turma, procurando saber quais tipos de textos estavam mais familiarizados. Perguntei se costumavam acessar o e-mail e me surpreendi ao saber que eles desconheciam e disseram utilizar apenas o Orkut e o MSN. No início da conversa os alunos estavam meio retraídos, porém, durante a conversa foram ficando mais à vontade e cada vez mais participativos. Após essa conversa informal, que durou em média 20 minutos, fui listando no quadro, com a ajuda deles, alguns gêneros que comumente vemos circular nos lugares que passamos, explicando as especificidades de cada um – de uma maneira bem genérica - pois não seria possível querer fazê-los conhecer tudo em apenas dois dias.
            Levei alguns gêneros para apresentar à turma, como poemas, convite de casamento, contos, e dois suportes textuais: revista e jornal. Disse aos alunos que jornal e revista são suportes porque possuem vários tipos de textos dentro de suas estruturas. Após fazer as explicações, pedi que a turma se dividisse em grupos, com média de cinco integrantes em cada grupo. A turma organizou-se em quatro grupos, então distribuí revistas, jornais, e contos para que eles manuseassem, lessem e trocassem informações entre seus respectivos grupos.
            Pedi que trocassem os materiais entre os grupos para que todos tivessem acesso aos materiais. Depois de haverem feito isto, pedi para que selecionassem alguma notícia, ou história para que compartilhassem com a turma. Os alunos ficaram em média 30 minutos lendo, conversando e trocando as informações que liam, com a minha orientação, é claro, para que não fugissem do objetivo da aula.
            Depois de haverem selecionado o que cada grupo iria apresentar, lembrando que dei liberdade para que cada componente escolhesse o que queria, não sendo necessário apenas um texto para o grupo, da mesma forma que não era obrigado todos falarem, disse que procurassem entender  o que tinham selecionado para poderem compartilhar de maneira que os que não tivessem lido aquele texto, fossem capazes de compreender.
            Foi muito satisfatório perceber como eles se envolveram no propósito da aula.  Orientei para que quando estivessem apresentando, explicassem  qual gênero tinham escolhido e por quê. Percebi que eles escolheram fatos relevantes para serem compartilhados, tais como: Lei Seca, alcoolismo na adolescência, tráfico de armas e drogas, enfim, assuntos relacionados a questões sociais e políticas. Apenas uma aluna escolheu falar sobre um encarte de supermercado e outra escolheu uma tirinha, mas não quis comentar.
            Depois de haverem feito as apresentações, pedi para que cada grupo escolhesse um dos gêneros que havíamos falado e discutido para que eles elaborassem uma atividade. Após terem feitos suas escolhas, canalizei as produções (seguindo a orientação do meu professor de estágio) em torno de um único tema: amizade.  Chegou o momento do recreio, eles se retiraram da sala, e quando retornaram, demos continuidade às atividades.
            Os gêneros escolhidos pelos grupos foram os seguintes: poema, quadrinhos, convite e carta pessoal. Foi interessante notar que havia dois grupos em que um só tinha meninos e outro só meninas. Fiquei imaginando que o grupo das meninas escolheria “poema” e o dos meninos “quadrinhos”, porém, foi exatamente o inverso. Estive por todo o tempo circulando entre os grupos para ver como estavam realizando as tarefas. Por várias vezes eles entravam em atrito por encontrarem dificuldades de aceitar a idéia do outro, mas considerei aquele momento importante, pois eles estavam refletindo, pensando sobre o problema.
            A turma se mostrou bastante interessada, pedindo sempre o meu auxílio quando encontravam alguma dificuldade para elaborar os textos. A aula foi bastante produtiva, e o planejamento ocorreu conforme o previsto, pois, sabia que um dia não seria suficiente para concluir. Foi se aproximando o horário da saída, e eles já tinham feito basicamente o esboço de suas produções. Então, a professora pediu que guardassem o material e voltassem para os seus lugares, pois daríamos continuidade no dia seguinte.

Continuação do Projeto
            Hoje, dia 04 de Novembro de 2010, dei continuidade à aula no 5°ano, completando assim meu estágio nessa turma. Ao entrar na sala, a professora disse que eu ficasse à vontade para dar continuidade ao projeto. Então, esperei os alunos se acomodarem, pedi para que se agrupassem novamente, mantendo os mesmos grupos da aula anterior e formei um novo grupo com os alunos que tinham faltado ontem. Estavam presentes na sala 26 alunos, reunidos em  cinco grupos.
            Retomei o assunto a fim de situar os alunos que haviam faltado, para que pudessem participar da segunda parte das atividades, já que não seria possível repetir todas as atividades que havíamos feito ontem. O novo grupo escolheu o gênero receita, mas quando disse que todos teriam que abordar o mesmo tema (amizade), ficaram questionando como fariam uma receita de amizade, como mediriam um copo de amizade ou uma colher de amizade?
            Então lhes disse que confiava na criatividade deles, e orientei que poderiam sim fazer uma receita de amizade pensando não em quantificar de maneira concreta, pois, a felicidade é um sentimento abstrato, mas que pensassem em coisas que acreditavam ser fundamental para se conquistar uma amizade ou ser conquistado. A partir daí o grupo foi se envolvendo, por vezes um não compreendia o outro, mas foi muito significativo ver o envolvimento não só desse grupo, mas de todos os demais.
            Depois que os grupos concluíram as produções escritas na folha do caderno, pedi para que cada grupo escolhesse um componente para transcrever as produções no quadro a fim de fazermos a correção coletivamente. Depois de escrito, eu convidava a turma para lermos o texto juntos e daí eu provocava os alunos a perceberem como estava a grafia, onde faltava concordância, pontuação, enfim, de que maneira poderíamos deixar o texto mais bonito e completo. Foi outro momento que considerei muito importante, pois, eles tiveram a oportunidade de rever o que tinham escrito, interagir sem o medo de serem ridicularizados, pois, todos participavam do processo.
            Após a correção de todas as produções, pedi para que passassem o material produzido para a cartolina, a fim de ampliarem o texto para que cada grupo tivesse a oportunidade de visualizar as obras um do outro.
            Já estávamos chegando ao final da aula, então distribuí duas fichas para cada aluno, uma verde e outra vermelha, para que escrevessem suas impressões sobre a aula. Deveriam escrever na verde se aprovassem o projeto e a aula, e na vermelha se reprovassem alguma coisa. Disse que não precisavam se identificar, pois não queria constrangê-los e sim deixá-los à vontade para que dissessem realmente o que acharam. Pedi apenas para que se fosse menino, desenhasse um símbolo (uma pipa, ou uma bola) para que eu identificasse apenas o sexo. Porém, ao entregar as fichas muitos alunos me diziam; “não precisa me dar a vermelha, eu só quero a ficha verde”. Mas mesmo assim, eu insistia para que segurassem as duas, pois, não queria coibir nenhum deles.
            Para minha surpresa, quando me devolveram, percebi que todos haviam escrito na ficha verde. Confesso ter ficado bastante emocionada, pois, não imaginava que pudesse ter sido tão proveitoso para eles. Pedi a professora que também fizesse a avaliação dela , e ela disse que traria por escrito para mim no dia seguinte. Dessa forma, encerrei minha participação na turma do 5° ano muito feliz e realizada pela difícil, porém agradável experiência.

Veja abaixo, alguns momentos da aula.

Este é um soneto de Luís de Camões.
Levei para os alunos como um dos tipos de textos a serem trabalhados na aula.




Neste momento, os alunos estavam lendo e
comentando os textos. Pedi para que levantassem os
jornais e revistas, para que eu pudesse fotografá-los, sem que seus rostos aparecessem.







Aqui eles continuam lendo e comentando. Os alunos gostaram bastante da atividade.








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Neste momento, os alunos estavam passando suas produções para a cartolina. Acima - história em quadrinhos e abaixo - convite para uma festa entre amigas. Achei o máximo!

 


               O grupo que escolheu o gênero "carta pessoal" fez  uma linda carta para a professora da turma.  Já o grupo dos meninos, escolheu o gênero "poema". Estavam inspirados!

         
 

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